TIPOS DE PAINÉIS FOTOVOLTAICOS

TIPOS DE PAINÉIS FOTOVOLTAICOS

Há grandes variáveis que devem ser levadas em consideração na compra de um painel fotovoltaico.

08/01/2021

FRANCO SOLAR

 

Há grandes variáveis que devem ser levadas em consideração na compra de um painel fotovoltaico. Aqui você aprenderá tudo o que precisa saber sobre os diferentes tipos de painel solar para uso em residências, empresas e usinas de energia solar, além de conhecer suas vantagens e desvantagens.

 

O QUE É UMA PLACA SOLAR?

 

Uma placa solar é uma placa que capta energia solar, ou seja, é utilizada para converter a luz do sol em energia elétrica, sendo composta por células solares fotovoltaicas. Além disso, é uma ótima alternativa para a geração de energia limpa.

 

EFICIÊNCIA DO PAINEL SOLAR FOTOVOLTAICO

 

Ao falar sobre a eficiência do painel solar fotovoltaico, nos referimos à porcentagem (%) de energia do sol que atinge a superfície do painel fotovoltaico, onde é transformada em energia elétrica para nosso consumo.

 

Vale destacar que quanto maior é a eficiência do painel fotovoltaico, mais Watts por metro quadrado o seu sistema vai gerar. Além disso, quanto maior é a eficiência do painel fotovoltaico, menor é o painel para a mesma produção de energia.

 

TIPOS DE PAINÉIS SOLARES

 

Os principais tipos de painéis solares são:

 

  • Painel solar fotovoltaico de silício monocristalino;

 

  • Painel solar fotovoltaico de silício policristalino;

 

PAINEL SOLAR FOTOVOLTAICO DE SILÍCIO MONOCRISTALINO

 

A tecnologia monocristalina é a mais antiga, porém possui uma eficiência mais alta. Os painéis solares de silício monocristalino são reconhecíveis olhando de perto, visto que, possui uma cor uniforme, onde indica silício de alta pureza e cantos arredondados.

 

Além de serem feitos a partir de um único cristal de silício ultrapuro, são compostos por uma matriz de células fotovoltaicas em formações de série e paralelo.

 

Vantagens                                                 

 

  • Possui a eficiência mais alta dentre as tecnologias comercialmente viáveis, a eficiência dos painéis solares monocristalinos é de 15% e 23%;

 

  • Ocupam menos espaço, uma vez que estes painéis possuem uma eficiência maior eles necessitam de menos espaço para gerar a mesma quantidade de energia elétrica;

 

  • A vida útil dos painéis monocristalinos é maior que 30 anos e eles vem com garantia de 25 anos;

 

  • Funcionam melhor do que painéis solares policristalinos em condições de pouca luz.

 

Desvantagens

 

  • São mais caros;

 

  • O processo Czochralski usado para produzir silício monocristalino resulta em grandes lingotes cilíndricos. Quatro lados são cortados dos lingotes para fazer as laminas de silício, e por isto uma quantidade significativa do silício não é aproveitada naquela célula e precisa ser reciclado.

 

PAINEL SOLAR FOTOVOLTAICO DE SILÍCIO POLICRISTALINO

 

Os painéis de mono e poli cristalino são feitos de silício. A principal diferença entre as tecnologias é o método utilizado na fundição dos cristais. No policristalino, os cristais de silício são fundidos em um bloco, preservando a formação de múltiplos cristais. Além disso, quando este bloco é cortado e fatiado, é possível observar esta formação múltipla de cristais

 

Vantagens

  • A quantidade de silício residual gerado durante o processo de corte das células fotovoltaicas é menos em comparação com o monocristalino;

 

  • Painéis policristalinos são mais baratos que os painéis solares monocristalinos;

 

  • A vida útil dos painéis policristalinos é maior que 30 anos e eles vem com garantia de 25 anos.

 

Desvantagens

 

  • A eficiência de painéis solares policristalinos é entre 14% e 20%, isto é devido a menor pureza do polisilício;

 

  • Os painéis policristalinos precisam de uma área maior para serem instalados para gerar a mesma quantidade de Watts/m2 que o painel monocristalino.

 

Vale ressaltar que isto não significa que o monocristalino é melhor que o policristalino.

 

A Franco Solar, empresa que está no mercado há 2 anos é especialista em sistemas on-grid.

 

Faça uma simulação gratuita e comece a gerar a sua própria energia!

 

A Franco Solar tem a solução ideal para você! Fale com um de nossos consultores e saiba mais

 

Descubra quanto você pode ecomizar
Simule agora!

Simule agora e descubra quanto você pode economizar. Nosso time de especialistas estão te aguardando para solucionar as suas dúvidas sobre modelos, instalação, valores e outras questões comuns de nossos clientes.

Fale conosco
1
Fale conosco