O QUE É ENERGIA SOLAR E COMO ELA FUNCIONA?

O QUE É ENERGIA SOLAR E COMO ELA FUNCIONA?

Entender o funcionamento do sistema de energia solar fotovoltaica é um importante requisito para quem deseja adquirir o sistema de energia solar.

02/03/2021

 FRANCO SOLAR

 

O sistema de energia solar fotovoltaica vem sendo utilizada em residências, comércios, áreas rurais, entre outros, sendo considerada uma excelente opção para a economia de energia elétrica, visto que é uma energia alternativa, limpa e renovável. Portanto, entender o funcionamento desse sistema é um importante requisito para quem deseja adquirir o sistema de energia solar.

 

O QUE É ENERGIA SOLAR?

 

A energia solar é considerada uma energia alternativa, sustentável e renovável, onde é utilizado a luz solar como fonte de energia, sendo assim pode ser aproveitada por diferentes tecnologias, como energia solar fotovoltaica, energia heliotérmica e aquecimento solar.

 

COMO FUNCIONA A ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA?

 

A energia solar funciona pelo efeito fotovoltaico da seguinte forma: Os painéis solares coletam a luz solar e geram energia que é levada até o inversor solar onde ocorre a conversão do tipo corrente, de contínua para alternada, e então a energia é distribuída para sua residência, comércio, fazenda, etc.

 

  1. O painel solar gera a energia solar fotovoltaica

 

Os painéis solares captam a luz do sol e geram a energia solar fotovoltaica. Todos os painéis são conectados uns aos outros e são interligados à um equipamento chamado inversor solar.

 

  1. O inversor solar converte a energia solar para a sua casa ou empresa

 

O inversor solar prepara a energia solar fotovoltaica captada para o consumo de energia elétrica em nossa residência ou empresa. Convertendo a corrente contínua (CC) gerada pelos painéis fotovoltaicos em corrente alternada (CA) que é o tipo de corrente a qual podemos utilizar em qualquer equipamento que necessite de energia elétrica.

 

  1. A energia gerada é enviada para o quadro de luz

 

A energia que sai do inversor solar vai para o seu “quadro de luz” e é distribuída por toda a sua casa ou empresa, reduzindo, assim, a sua conta de luz.

 

  1. A energia solar é usada por diversos utensílios e equipamentos elétricos

 

Todo equipamento que necessita de energia elétrica e está conectado a tomada pode ser utilizado: televisão, lâmpadas, carregadores de celular, computador, geladeira, chuveiro, equipamentos, maquinários e etc.

 

  1. O excesso de energia gerado vai para a rede da distribuidora gerando créditos

 

Se toda energia que for produzida não for consumida, fique tranquilo! São gerados créditos de energia (excesso de energia elétrica gerado pelo seu sistema) os quais são regulamentados pela ANEEL e ficam disponíveis para você utilizar pelo período de até 60 meses após a geração.

 

  1. Após a instalação da energia solar, como funciona a sua manutenção?

 

Para garantir o bom funcionamento das placas solares, aconselhamos a lavagem dos painéis apenas com água a cada 6 meses. E em locais com muita poeira ou com baixos índices de chuvas, o ideal é que o processo seja feito a cada 4 meses.

 

A Franco Solar, empresa que está no mercado há 2 anos é especialista em sistemas on-grid.

 

 

Faça uma simulação gratuita e comece a gerar a sua própria energia!

 

 

A Franco Solar tem a solução ideal para você! Fale com um de nossos consultores e saiba mais

Descubra quanto você pode ecomizar
Simule agora!

Simule agora e descubra quanto você pode economizar. Nosso time de especialistas estão te aguardando para solucionar as suas dúvidas sobre modelos, instalação, valores e outras questões comuns de nossos clientes.

Fale conosco
1
Fale conosco